Em 2016, nas comunidades ribeirinhas da Amazônia, iniciou o projeto Novo Sorriso da Amazônia voltado educação, prevenção e intervenção na saúde bucal das famílias ribeirinhas. Ao longo do andamento do projeto, identificou-se mais necessidades na área da saúde e o programa deixou de ser apenas na área da saúde bucal e se ampliou para outras áreas, passando a ter um atendimento com outras especialidades dentro da área de saúde, entendo que as demandas eram muitas e precisavam ser atendidas.

Os dentistas André

da Silva Matheus e Germana Alexandrino Matheus, missionários da Junta de Missões Nacionais, atuam na região da Amazônia, especificamente, no projeto Novo Sorriso da Amazônia. Como coordenadores do projeto, realizam treinamentos de capacitação com alunos do Projeto Radical Amazônia, onde contam também com a ajuda de médicos, enfermeiros e de dentistas voluntários, que participam de nossas viagens através do barco "O Missionário". Uma frase da missionária Germana define bem este projeto: "Nós não cuidamos de dente, nós cuidamos de gente".

A Junta de Missões Nacionais está iniciando o processo para implantar o projeto Novo Sorriso no Sertão. O projeto quer disponibilizar três consultórios odontológicos móveis, desmontáveis. Para que onde o dentista puder chegar, ali ele tenha material para atender a comunidade. A implantação desse projeto trará muita alegria ao povo sertanejo, não só com o

cuidado físico, mas também espiritual, através do evangelho de Cristo. 

pallua